top of page
  • Foto do escritorAlis A

Começando Com O Design de Jogos!

Atualizado: 7 de set. de 2022


Esta cena foi criada por mim, utilizando uma única referência como conceito. Vou analisar a arte com o intuito de expor meus objetivos iniciais, o que mudou no meio do caminho até a finalização.


Separe a Cena Em Partes


Uma forma de não se perder no que esta fazendo é medir seu progresso, uma boa forma de fazer é separar a cena em partes maiores e partes menores.


Como: Perspectiva Inicial; Objeto Principal (Foco); Fundo.

  • 1 e 2: Cores de destaque que precisava usar.

  • Linha: Esta linha define a área de perspectiva inicial, é influenciada pelo ângulo de câmera, e pode servir para valorizar uma parte da cena, no caso usando os reflexos nas cores, assim aumentando a área colorida.


Você pode separar como for melhor para você, eu gosto de separar em 3 grandes partes. Dentro dessas 3 áreas da cena, penso em cada uma de forma individual, assim dentro de cada etapa que estou, posso trabalhar exclusivamente em tornar aquele ambiente completo, com sua própria composição, esquema de cores, entre outros detalhes que farão parte da composição total da cena.


Com Storytelling Fica Mais Fácil!

Não esqueça, o Environment Artist precisa contar uma história por meio do ambiente, por isso, se você possuir uma narrativa, seu trabalho fica mais fácil, no caso da maioria dos trabalhos seu contratante já entregará isso a você, mas é bem provável que precise coletar mais informações direcionadas para seu trabalho, considerando o que foi proposto a você.


Minha Narrativa: Uma cabana antiga com um ar industrial, abandonado por algum tipo de catástrofe/apocalipse.

Simples e direto. Além da minha narrativa, defini alguns critérios artísticos ao meu trabalho;

  • A maioria da cena teria de possuir conteúdo criado por mim, usando poucos assets de terceiros.

  • Usar algo que não costumo usar. (Escolhi o sistema de partículas Niagara)

  • Como estou acostumado a criar cenas estáticas, pensei em dar um leve toque de vida na cena.(Veja mais aqui na postagem do ArtStation)

  • Apesar da atmosfera de penumbra, queria um toque mais vivo de cores.


O Fundo Conta Mais da Sua História

Como eu queria uma cena mais rural, optei por uma espécie de moinho elevado, descampado e apenas uma árvore seca.

No fundo, aproveitei para inserir uma cena que não tinha imaginado inicialmente, uma criatura gigante com partículas ao seu redor, algo misterioso.


Nesta parte do fundo completei o que queria, usar o Niagara, criando uma partícula do zero e dando movimento a cena, a criatura é do Paragon.


Composição do Objeto Principal

Alguns itens inseridos foram os mesmos da referência que usei, que acabaram ganhando mais significando conforme chegava a finalização da cena.

  • Humanização da cena: Uma pessoa agachada olhando para criatura, a luz acesa (Piscando) e a fumaça saindo na chaminé, indicando que ainda há sobreviventes.

  • Itens antigos do ambiente, como a escada, a roda, as placas de metal e uma pilha de caixas ao fundo.

  • Para representar o abandono o telhado danificado.

Os elementos de composição não se limitam a estes, sendo apenas exemplos de alguns deles. Separe um tempo e faça uma análise de seu trabalho anterior e note o que falta nele e o que você fez. Uma boa opção é pegar uma imagem, uma concept, por exemplo, e destrinchar cada parte dela, como fiz aqui, isso te dará clareza para seus trabalhos.


Arte Completa: ArtStation


Por Alisson Almeida



bottom of page